segunda-feira, 1 de novembro de 2010

* filme: Cronicamente inviável

Cronicamente Inviável é um  filme brasileiro dirigido por Sérgio Bianchi. É geralmente classificado como  drama e é uma dura crítica ao país e ao comportamento dos brasileiros. Possui cenas altamente eróticas.
As relações entre frequentadores, proprietários e empregados de um prestigiado restaurante de São Paulo são as pedras de toque para descortinar uma ácida visão da crise brasileira. Entram em foco as mais surpreendentes situações de aproximação e conflito entre diferentes raças e classes sociais, de várias regiões do país, revelando, sem qualquer concessão, a impossibilidade de uma cultura nacional homogênea.

* qual o papel do cidadão na construção dos direitos?

Segundo o dicionário, cidadão é o habitante da cidade.
Entretanto, esta definição não esclarece o conceito político da palavra cidadão. Politicamente, cidadão é o habitante de um Estado livre, com direitos civis e políticos. 



Vale lembrar que não são apenas os direitos políticos que definem o cidadão, mas os direitos civis e sociais: de forma resumida, poderíamos dizer que os direitos de cidadania reúnem os direitos políticos, civis e sociais e que, a concepção de Direitos Humanos procura fortalecer e estreitar as relações entre direitos individuais e direitos sociais. Este é o entendimento universal do que é ser cidadão, apoiado num conjunto de direitos e deveres que definem a cidadania.
 
A democracia entendida como a busca da liberdade está apoiada na responsabilidade dos cidadãos. Da responsabilidade sobre os atos políticos nasce a representatividade. Os cidadãos devem reconhecer seus interesses nos atos do governo ou este será estranho e artificial à sociedade.