segunda-feira, 1 de novembro de 2010

* filme: Cronicamente inviável

Cronicamente Inviável é um  filme brasileiro dirigido por Sérgio Bianchi. É geralmente classificado como  drama e é uma dura crítica ao país e ao comportamento dos brasileiros. Possui cenas altamente eróticas.
As relações entre frequentadores, proprietários e empregados de um prestigiado restaurante de São Paulo são as pedras de toque para descortinar uma ácida visão da crise brasileira. Entram em foco as mais surpreendentes situações de aproximação e conflito entre diferentes raças e classes sociais, de várias regiões do país, revelando, sem qualquer concessão, a impossibilidade de uma cultura nacional homogênea.

* qual o papel do cidadão na construção dos direitos?

Segundo o dicionário, cidadão é o habitante da cidade.
Entretanto, esta definição não esclarece o conceito político da palavra cidadão. Politicamente, cidadão é o habitante de um Estado livre, com direitos civis e políticos. 



Vale lembrar que não são apenas os direitos políticos que definem o cidadão, mas os direitos civis e sociais: de forma resumida, poderíamos dizer que os direitos de cidadania reúnem os direitos políticos, civis e sociais e que, a concepção de Direitos Humanos procura fortalecer e estreitar as relações entre direitos individuais e direitos sociais. Este é o entendimento universal do que é ser cidadão, apoiado num conjunto de direitos e deveres que definem a cidadania.
 
A democracia entendida como a busca da liberdade está apoiada na responsabilidade dos cidadãos. Da responsabilidade sobre os atos políticos nasce a representatividade. Os cidadãos devem reconhecer seus interesses nos atos do governo ou este será estranho e artificial à sociedade.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

* o homem é livre para escolher o seu destino?

O homem, ao escolher seu destino, busca a liberdade.
Liberdade, em filosofia, é a ausência de submissão e de determinação. Ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um ser racional.
Na filosofia, filósofos como Sartre e Schopenhauer se destacaram em relação à liberdade.
Quando busca por liberdade, o homem pretende ser livre para fazer suas escolhas, independente de qualquer tipo de influência.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

* cultura e história

História cultural ao menos em sua definição comum a partir da década de 1970, frequentemente combina as abordagens da antropologia e da história para olhar para as tradições da cultura popular e interpretações culturais da experiência histórica e humana. Ela se sobrepõe, em sua abordagem, ao movimento francês da história das mentalidades e à chamada Nova História.
No Brasil, esta abordagem interdisciplinar foi introduzida pelos trabalhos do antropólogo Gilberto Freyre (Casa-Grande & Senzala, 1933) e do historiador Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil, 1936).


* cultura e lei natural

A existência da lei natural é de grande importância. Ela é que garante o valor objetivo das leis que regem o convívio entre os homens. Não havendo lei natural, anterior à vontade ou à veleidade dos legisladores, toda a sociedade cai sob a arbitrariedade dos seus chefes e partidos, precipitando-se no caos.
Em todos os povos primitivos encontra-se a noção dos preceitos morais básicos, como: ‘é preciso fazer o bem...’ ‘honrar pai e mãe...’ ‘cultuar a divindade’; tais normas não são atribuídas a determinado chefe ou cacique, mas à própria natureza ou à divindade.

* o que é cultura?

Cultura é um conceito desenvolvido  para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.







segunda-feira, 14 de junho de 2010

somos constituídos pela reflexão ou pela ação?

Nós, seres humanos, somos constituídos tanto pela reflexão quanto pela ação, pois para realizar uma ação devemos refletir primeiro para não fazer besteira.

para que serve a filosofia?

À primeira vista, entendemos a filosofia como algo difícil, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia acontece por causa dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que fazemos ao longo de nossa existência. Dúvidas sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem.


A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se modificarem. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, pois é necessário ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que vivemos.


A filosofia é uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos, tendo como objetivo a educação do pensar que nos leva a refletir sobre os assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o cotidiano e a adquirir-mos o nosso próprio conhecimento.

filme: ÁGORA

Na primeira parte do filme conhecemos Hypatia como professora, a ensinar matemática e astronomia aos seus alunos e a tentar solucionar o enigma das órbitas planetárias em torno do Sol. Famosa por guiar a sua vida pelas Ciências e não seguir cegamente uma religião, normalmente não fazia distinções entre os seus alunos, quer fossem Cristãos ou Pagãos, embora, em situações de maior pressão, revelasse algum desdém pelos escravos. Ao não revelar diferenças entre as duas religiões, originou uma situação de um triângulo amoroso, entre o seu escravo Davus e Orestes. No entanto, este aspecto não seria bem explorado, uma vez que a ação principal centra-se no confronto entre as duas principais religiões da região. Na segunda parte do filme, verifica-se novo confronto entre ideiais religiosos, visto que grande parte dos Pagãos se converteram ao Cristianismo, os Cristãos focaram as suas atenções nos Judeus, uma religião emergente.


Ágora viveu para as expectativas de um filme épico, muito simples, perfeito equilíbrio entre a história e a dramatização, onde a sua passagem de escravo a soldado Cristão é uma das imagens que será certamente recordada. A única crítica que se aponta deve-se ao fato de ter ficado por explorar de forma mais profunda o triângulo amoroso entre Hypatia e dois dos seus discípulos. Não seria o aspecto mais dominante num filme de forte componente histórica, religiosa e científica.

domingo, 16 de maio de 2010



Nome: Nelson Mandela



Data de Nascimento: 18 de julho de 1918


Idade: 91 anos


Nacionalidade: Sul-Africano






* HISTÓRIA


Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento contra o apartheid - que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados e os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais – e foi considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.






* FRASES





"Não há caminho fácil para a Liberdade."



"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."



"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."

segunda-feira, 19 de abril de 2010

períodos da história da filosofia *

Para quem não sabe, a filosofia - assim como qualquer outra coisa - tem seus períodos. São eles:

* pré-socrático que, como o nome ja diz, ocorreu antes de Sócrates e os artistas procuravam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico;
* clássico  onde surgiu Sócrates, seu discípulo Platão e o sábio Aristóteles: três grandes filósofos de toda a história;
* pós-socrático época que vai do final do período clássico até o começo da Era Cristã, dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia política e militar da Grécia.

* patrístico que era elaborado pelos "pais da igreja",ou seja, os padres. Período de grande importância para a Igreja.

segunda-feira, 8 de março de 2010

quem inventou o amor platônico?

Quem nunca teve um amor platônico?
Todos sabem que o amor platônico é aquele que só acontece em pensamentos.
Falando em platônico e em pensamentos, lembramos de PLATÃO.
Sim, este aqui de baixo.



* Platão foi um filósofo que nasceu na Grécia (Atenas) no ano 427 a.C.
Ele era idealista e criou a Teoria das Ideias.
Suas ideias eram baseadas na diferenciação do mundo entre coisas sensíveis - ideias e inteligência - e coisas visíveis - seres vivos e a matéria.
Platão era discípulo de Aristóteles, mas também foi um dos pensadores mais influentes da história.

Estas são algumas frases deste ilustre pensador:

"O que mais vale não é viver, mas viver bem"

"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias"

"Praticar injustiças é pior que sofrê-las"

"Teme a velhice, pois ela nunca vem só"

Foi com esta vida e estas frases que Platão se tornou um filósofo de grande conhecimento.

o que é filosofia?



Quando o assunto é Filosofia, muita gente diz: " Ah, que chato"
Isso acontece porque poucos adolescentes sabem exatamente o que é e como funciona a Filosofia.



* Vamos conhecer a Filosofia sem "chatices" ?
O nome FILOSOFIA vem do grego PHILOS ( que ama) e SOPHIA (sabedoria) , ou seja, aquele que ama a sabedoria. Ela surgiu nos VI - VII a.C.
É bem difícil denifir FILOSOFIA em si, dizem que é fazer uma filosofia da Filosofia. Não existe definição certa ou errada sobre ela!
Ela estuda tudo aquilo que rodeia o homem, faz com que ele se preocupe, faz as pessoas pensarem sobre um certo assunto. Abrange investigação, argumentação, análise, discussão e curiosisade sobre um tema.
E agora, continua sendo chato? Espero que não.